Palavra-chave Educação em museus - Educação Museal
A educação em museus se insere no campo da educação não formal, diferindo-se da formal,
por seu caráter não cumulativo, realizada, no mais das vezes, em uma única oportunidade, durante
a visita à instituição. Idealmente, deve ser pensada a partir das características institucionais (acervo,
gestão, histórico, localização, missão etc.) e da variedade das expectativas de seus visitantes, não
apresentando conteúdos organizados numa sequência formal como, por exemplo, no currículo
escolar.
Um dos grandes desafios da educação museal é justamente responder à expectativa de
uma variedade tão grande de públicos (como no item anterior), sendo necessária uma adequação
dos meios (discursos, recursos, métodos etc.) utilizados nos processos educativos para
possibilitar a acessibilidade cognitiva e atitudinal, na construção de conhecimentos (cognitivos,
afetivos, sensíveis, críticos, desenvolvimento de habilidades etc.) a partir dos objetos e patrimônio
preservados e/ou expostos pelo museu.
A experiência educativa em museus deve, ainda, equacionar aspectos do saber e do lazer,
num espaço de convivência social, possibilitando a formação de vínculos entre os visitantes e,
entre estes, a instituição e a cultura.
Fonte: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Conceitos-chave da Educação em Museus