Tipos de metadados
Os metadados estão presentes e são fundamentais no mundo digital. Mas o que significam?
Segundo o dicionário Aurélio, o prefixo “meta” possui diferentes significados. Dentre eles, destaca-se o sentido de “além de” empregado no termo metadado. Assim, um metadado pode ser definido como uma informação acrescentada a determinado dado. Pode-se afirmar que funciona como um descritor de determinada informação, principalmente inteligível para computadores. Ele é responsável por catalogar, organizar e recuperar determinado conteúdo.
Na plataforma Tainacan são disponibilizados os seguintes tipos de metadados: texto simples, texto longo, data, numérico, lista de seleção, relacionamento, taxonomia, composto e usuário. A escolha de cada tipo varia conforme o tipo de informação e a sua forma de registro.
Texto simples
Indicado para conteúdo em formato de texto de até um parágrafo. Normalmente empregado para a informação de caráter singular, ou seja, aquela que dificilmente será repetida em outro item da coleção, como é o caso de endereços físicos, endereços na web (URL) etc.
Exemplos de aplicação:
- Títulos de publicações
- URL’s
Texto longo
Possibilita a inserção de conteúdo em formato de texto com dois ou mais parágrafos.
Exemplos de aplicação:
- Textos de matérias jornalísticas
- Descrição de uma publicação
Data
Utilizado para o registro de datas compostas por dia (D), mês (M) e ano (A), configuradas no formato: DD/MM/AAAA.
O uso deste metadado demanda, obrigatoriamente, o registro dos 8 (oito) dígitos que compõem a data. Uma vez escolhido, não é aceita a inserção de informação parcial (exemplos: 09/2019, 2020) ou o uso de conteúdo textual (exemplos: século XIX, cerca de, sem data etc.).
Dada a existência de documentos que não possuem a data completa de produção, este metadado não foi empregado nas coleções do Museologia Digital.
Numérico
Destinado a inserção de conteúdo numérico. Permite a busca por intervalos temporais. Por exemplo: todos os eventos que ocorreram nos anos de 2013 e 2014.
Exemplos de aplicação:
- Ano
- Mês
- Dia
Lista de seleção
Possibilita a criação de uma lista com termos previamente cadastrados. Este metadado é útil para oferecer uma padronização para a entrada e a saída de dados, evitando, também, a digitação repetida de determinado rol finito de informação.
Exemplos de aplicação:
- Idioma
Relacionamento
Metadado utilizado para criação de relação entre registros de diferentes coleções.
Taxonomias
Este metadado confere uma estrutura – hierárquica ou não – para a organização de termos com caraterísticas comuns. Visa oferecer precisão no registro da informação e eficácia na sua recuperação.
Temas que apresentam uma grande diversidade ou profundidade, normalmente, demandam uma taxonomia hierarquizada. Tal mecanismo auxilia na contextualização de determinado termo, já que explicita os relacionamentos entre ideias.
Exemplos de aplicação:
- Autoria (taxonomia não hierarquizada)
- Assunto (taxonomia hierarquizada)
- Palavra-Chave (taxonomia não hierarquizada)
Composto
Utilizado para informações cujo valor não pode ser representado de maneira isolada, ou seja, por um único campo. Um exemplo dado no Wiki Tainacan é de um endereço residencial, que é composto por campos de texto, número e até listas de seleção. Estes campos ou metadados internos ao composto são chamados Metadados Filhos.
Usuário
Serve para vincular usuários a itens, definindo ações para tal vínculo.