Autoria (EXCLUIR) Helena do Socorro Alves Quadros
Doutora em Educação na Universidade Federal do Pará – PPGED/ICED sob orientação do Prof. Dr. Carlos Jorge Paixão. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação (EPsTEM). A Tese: A Epistemologia da Educação Museal na Amazônia Paraense: um estudo sobre o Programa O Museu Goeldi de Portas Abertas foi defendida no dia 3 de junho de 2019 com a composição da Banca Examinadora pelos professores, Dr. Salomão Mufarrej Hage (PPGED/UFPA); Dra. Maria Cristina Oliveira Bruno (USP/SP); Dra. Laura Alves (PPGED/UFPA) e Dra. Lucélia Bassalo (PPGED/UEPA). Mestre em Educação com a Dissertação: Redescobrindo a Educação em Museus: uma experiência no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (2000). Pedagoga, Especialista em Ação Educativa e Cultural em Museus (UNI-RIO) e em Educação Ambiental (NUMA/UFPa). Funcionária do Museu Paraense Emílio Goeldi desde 1982, é Tecnologista Sênior da Coordenação de Museologia/Serviço de Educação. Coordenou o Núcleo de Visitas Orientadas ao Parque Zoobotânico – NUVOP do Serviço de Educação de 1985 até 08 de Setembro de 2015. Responsável pelos Projetos “O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade”; “Festival de Gastronomia Inteligente” e “O Museu Goeldi de Portas Abertas” . Foi a primeira Ouvidora do Museu Goeldi, atuando de Novembro de 2003 à abril de 2006. Profere palestras sobre Educação, Educação Museal, Educação Ambiental e Pontos de Memória. Recebeu com o Projeto “Educação e Conservação de Espécies Aromáticas Nativas da Amazônia” o Prêmio para Projetos Educacionais Educação para conservação de espécies nativas em 2006. Nos anos de 2009, 2010 e 2012 recebeu por orientar bolsistas, o Prêmio PIBIC – melhores estudos da Iniciação científica. Orienta estudantes de Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação em TCCs, Monografias, Dissertações e Teses. Participa como articuladora/conselheira do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) no Ponto de Memória de Belém do Pará no bairro da Terra Firme desde 2009.